quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ensino Médio: o debate continua!

Pessoal, ontem assisti a reprise de um debate muito legal, via TV Câmara, sobre os limites, principais problemas e possibilidades do Ensino Médio no Brasil.
O legal foi que consegui localizar o vídeo e disponibilizo abaixo, para que possamos realizar um novo debate.

Quem topa? Comenta abaixo!


2 comentários:

  1. Bem, todo discurso que remete a reforma do ensino médio traz varias questões que trata da qualidade no ensino, na formação de professores desde o que as universidades abordam no currículo e como esse processo é tratado pelo poder publico. Eu acredito que a muito que discutir e varias questões que são levantadas no vídeo são bastantes delicados. Mas três pontos me chamam a atenção.
    O primeiro é a questão do tempo de "não reforma" que o ensino médio perde durante esse anos todos. Os demais níveis de educação básica muda seu currículo, altera sua forma de organizar seja o currículo ou a proposta pedagógica que se referi a quele nível; enquanto o ensino médio permanece no mesmo modelo na abordagem educacional. Isso de certa forma atrasa com certeza uma qualidade no ensino.
    O segundo ponto é a forma como o poder público trata dessa questão. Não à uma cuidado especifico em administra os problemas da educação e um empurra para o outro os problemas da educação. Tornando mais danoso a qualidade da educação e causa efeitos negativos para a sociedade. É como foi dito entre os entrevistados, trabalho partilhado de ambos esferas do poder público em busca de uma qualidade no ensino no geral.
    O terceiro ponto é a formação dos professores. Acho que tudo que foi dito faz parte sim de uma realidade que nós enquanto estudantes vivemos. Muitas vezes os professores passam para gente uma coisa, mas a realidade é outra e o discurso de que somos os "salvadores" da educação em nosso estado meio que se torna um 'dogma' na nossa formação. Mas, poxa! a realidade é totalmente diferente e eu já vi muitos colegas reclamando do que é passado para gente, quando a realidade é outra!
    Para mim, esse debate remete muito discurso político e 'demagogia de esquina' se fala, fala, mas não se ver nada sendo de fato tornar-se concreto. Porém, concordo com bastante coisa que é dito na entrevista.

    ResponderExcluir